Mundo
Tragédia na Indonésia: 17 mortos e dezenas desaparecidos por deslizamento
O número de vítimas fatais devido a um deslizamento de terra na Indonésia atingiu 17 nesta segunda-feira (26), mas a quantidade pode aumentar, visto que mais de 70 pessoas continuam desaparecidas, conforme informado pelas autoridades de resgate no terceiro dia das operações de socorro.
Uma forte enxurrada causada por chuvas intensas atingiu no sábado uma vila na região de Bandung Ocidental, localizada na ilha de Java. Áreas residenciais foram soterradas por escombros, e muitas pessoas precisaram deixar suas casas.
“O número de mortes pelo deslizamento em Bandung Ocidental chegou a 17 pessoas”, informou Abdul Muhari, da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, em comunicado.
As autoridades locais também confirmaram que 73 pessoas estão desaparecidas.
Na manhã desta segunda-feira, dezenas de parentes e amigos aguardavam aflitos perto da vila de Pasirlangu, situada a 25 km ao noroeste de Bandung, que foi parcialmente enterrada pelo desastre provocado pelas fortes chuvas.
“É difícil acreditar que ainda estejam vivos. Minha única esperança é que encontrem os corpos deles”, comentou Aep Saepudin, que diariamente busca notícias sobre 11 parentes desaparecidos, incluindo sua irmã.
O deslizamento, ocorrido por volta das 02h30 do sábado (16h30 de sexta-feira em Brasília), provocou enormes danos em mais de cinquenta residências e forçou a evacuação de mais de 650 moradores, segundo a agência local de gestão de desastres.
Mais de 2.000 militares, policiais e voluntários, auxiliados por máquinas pesadas, participam das buscas na área próxima ao Monte Burangrang, apesar das nuvens ameaçadoras no céu, segundo reportagem da AFP.
Os socorristas informaram que atuam com cautela devido ao receio de novos deslizamentos, pois o terreno continua instável e encharcado.
Rifaldi Ashabi, um socorrista de 25 anos, destacou: “Nossa maior preocupação é o risco de novos deslizamentos. Durante a operação, nem sempre conseguimos monitorar as encostas que ainda podem deslizar”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login