Economia
Transformações no campo que conquistam prêmios do BNB para agricultura familiar
As histórias de vida e empreendedorismo de sete agricultores familiares em Pernambuco foram celebradas pelo Banco do Nordeste (BNB) na cerimônia de premiação dos Prêmios Banco do Nordeste da Agricultura Familiar e Microfinança Rural Agroamigo – Edição 2025, realizada no Porto Digital de Caruaru.
O evento destacou agricultores que promoveram grandes avanços em seus empreendimentos ao combinar crédito com orientação técnica especializada.
Paulo Cordeiro C. Filho, de São Bento do Una, é um dos exemplos que dobraram a produção diária de leite, elevando de 400 para 800 litros, com a meta de alcançar mil litros por dia.
Premiado na categoria Sustentabilidade da Agricultura Familiar, José Aparecido Freitas da Silva enfatiza a importância do suporte do BNB para que agricultores invistam com confiança e possam transformar suas propriedades. Ele destaca o uso de energia limpa, tecnologia na ordenha e aproveitamento dos resíduos para melhorar a qualidade e a comercialização de seus produtos, garantindo renda estável à família.
De acordo com Luiz Sérgio Farias Machado, superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural do BNB, as premiações refletem o reconhecimento à agricultura familiar, responsável por cerca de 70% da produção de alimentos no Brasil. Ele ressalta que o programa Agroamigo, com 20 anos de trajetória, tem contribuído significativamente para o aumento da renda per capita nas áreas atendidas e está expandindo sua atuação, com aumento dos pontos de atendimento e contratação de novos agentes de crédito para estar ainda mais próximo dos produtores.
Hugo Luiz de Queiroz, superintendente do BNB em Pernambuco, valoriza o trabalho da equipe que visita diretamente os agricultores e apresenta as diversas opções de financiamento, testemunhando as histórias de transformação pessoal e profissional dos clientes.
Entre janeiro e setembro deste ano, o Banco do Nordeste financiou R$ 847 milhões em mais de 63 mil operações com agricultores familiares em Pernambuco, por meio do programa Agroamigo e outras linhas de crédito do Pronaf.
Vencedores
Valdejane da Silva Cavalcante, de São Bento do Una, utiliza o crédito do Agroamigo desde 2015 para diversificar suas atividades, que incluem costura, criação de aves e gado, além do plantio de milho. Em 2022, investiu em energia fotovoltaica para promover sustentabilidade, ganhando o prêmio em Inovação e Tecnologia.
Sebastiana Maria da Conceição, moradora do sítio Cachoeira em Salgueiro, vencedora na categoria Empreendedorismo Feminino, iniciou financiamentos em 2010 para suinocultura e expandiu sua produção para doces, bolos e cestas de café da manhã, conquistando mercados regionais. Ela também criou bovinos leiteiros para garantir qualidade nos insumos utilizados.
Maria Edilena de Lucena Soares, de Ipojuca, investe na produção de polpas com métodos sustentáveis, utilizando energia solar e transformando resíduos em composto orgânico para o plantio. Foi premiada em Sustentabilidade.
Miguel Pereira da Silva, de Caruaru, diversificou seu negócio familiar ao receber orientação e crédito, ampliando a produção de suínos e cultivando mais de 20 hectares de milho anualmente. Recentemente, realizou o sonho de comprar um trator novo e foi reconhecido na categoria Crescer com o Agroamigo.
Paulo Cordeiro C. Filho, iniciou em 2013 a atividade de bovinocultura de leite e, com apoio do BNB desde 2021, otimizou a produção com silagem, plantação de milho e inseminação artificial, dobrando a produção diária de leite, ganhando prêmio em Inovação e Tecnologia.
Elizabete Cristina Cabral de Moura, de Surubim, cliente do BNB desde 2008, equilibra atividades culinárias com agricultura, envolvendo sua comunidade e contribuindo para a geração de renda, premiada na categoria Empreendedorismo Feminino.
O vencedor da categoria Sustentabilidade, José Aparecido Freitas da Silva, implantou energia solar, ordenhadeira mecânica e tanque de resfriamento, além de um biodigestor que transforma resíduos em energia renovável, garantindo eficiência e menor custo em sua propriedade.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login