Economia
Transpetro inicia compra de barcaças e empurradores

A Transpetro anunciou nesta segunda-feira, 20, o início de uma licitação pública para a aquisição de 18 barcaças e 18 empurradores. Essa ação faz parte da estratégia da empresa de ampliar sua atuação no transporte de combustíveis pelos principais portos ao longo da costa brasileira, conforme informou a maior subsidiária da Petrobras.
Dentre as 18 barcaças previstas, dez terão capacidade para 3 mil toneladas de porte bruto e oito para 2 mil toneladas.
De acordo com a companhia, essa nova aquisição consolidará a Transpetro como uma das maiores operadoras de barcaças para o transporte de derivados de petróleo e biocombustíveis no país nos próximos anos.
O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, destacou que a empresa mantém o compromisso de garantir demandas constantes para a indústria naval brasileira. A entrada no modal de navegação interior fortalece e amplia a capacidade operacional da companhia, atuando em toda a costa do Brasil, e oferece soluções logísticas para mais de 170 clientes.
Sérgio Bacci também comentou que a licitação deve impulsionar a mobilização dos estaleiros brasileiros para essas novas contratações. Anualmente, o mercado de barcaças no país movimenta cerca de 10 milhões de toneladas de petróleo e derivados.
Lotes da Licitação
A concorrência será dividida em seis lotes: três para as barcaças e três para os empurradores. Conforme o edital, as barcaças devem ser capazes de transportar um ou mais derivados de petróleo, podendo ser modelos com ou sem segregação, e deverão incorporar tecnologias modernas.
As novas embarcações têm previsão de início de operação para 2026. O edital permite que um estaleiro vencedor possa garantir a execução de mais de um lote.
O documento oficial está disponível no portal Petronect, a plataforma eletrônica de compras do sistema Petrobras. Estaleiros interessados têm um prazo de 45 dias para apresentarem suas propostas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login