Centro-Oeste
Trator derruba ocupação irregular no Sol Nascente, DF

Uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e a 19ª Delegacia de Polícia (Setor P Norte) foi realizada nesta sexta-feira (12/9) para impedir a formação de um loteamento irregular na região do Sol Nascente, no Distrito Federal.
De acordo com as investigações, a ocupação teve início há menos de seis meses em uma área rural e tentava parcelar o terreno próximo a um córrego, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central. Apesar do curto período, os responsáveis já haviam instalado ruas e postes para energia e iluminação, atitude proibida em zona rural, que impede a construção de condomínios ou outras edificações urbanas.
Além disso, a área está situada ao lado de uma Área de Preservação Permanente (APP) de um córrego que alimenta o Rio Descoberto. Durante a operação, foram derrubados 10 postes, apreendidas luminárias e cerca de 500 metros de cabos elétricos.
Segundo o delegado-chefe da 19ª DP, Fernando Fernandes, os ocupantes planejavam vender pequenos lotes para lucrar, mas habitá-los à beira do córrego seria insustentável, causando assoreamento e acúmulo de lixo com as chuvas.
Fernandes destacou que as operações têm o objetivo de agir antes que as pessoas adquiram os lotes irregulares, responsabilizando diretamente os grileiros envolvidos.
A investigação segue para identificar os responsáveis pelo loteamento irregular. A operação contou também com o apoio da Neoenergia e da Administração Regional do Sol Nascente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login