Notícias Recentes
Trecho da Linha 11-Coral fechado a partir de segunda
A partir desta segunda-feira (29/12), os trens da Linha 11-Coral da CPTM não vão operar entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé. A interdição parcial permanecerá até 7 de janeiro de 2026 para possibilitar a passagem do Tatuzão, a tuneladora encarregada das obras de extensão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo.
Como alternativa, os viajantes poderão usar a Linha 3-Vermelha do Metrô, que oferecerá integrações gratuitas nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé durante todo o horário comercial. Esse trecho da Linha 3 começará a funcionar a partir das 4h para coincidir com o horário de funcionamento da Linha 11.
Interdições e alternativas
Entre 29 de dezembro e 7 de janeiro, a Linha 11-Coral operará dividida. Os trens funcionarão normalmente entre as estações Estudantes e Corinthians-Itaquera e entre Tatuapé e Palmeiras-Barra Funda. Não haverá passagem entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé.
Como alternativa, os passageiros deverão usar a Linha 3-Vermelha do Metrô, com integração gratuita nas estações mencionadas, podendo retornar à Linha 11-Coral em qualquer um dos pontos de integração.
Durante a interdição, as conexões com a Linha 3-Vermelha estarão abertas a partir das 4h, o mesmo horário em que a operação da CPTM começa. Entre 4h e 4h40, a Linha 3-Vermelha funcionará somente no trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé; depois desse horário, passará a operar em toda a sua extensão.
A estação Brás também continuará sendo uma opção gratuita para troca entre as duas linhas. Para os usuários da parte leste da Linha 11-Coral, a Linha 12-Safira é outra opção, com transferências nas estações Calmon Viana, Tatuapé e Brás.
Reforço do Paese
Nos períodos de 29 a 31 de dezembro e de 5 a 7 de janeiro, haverá reforço no atendimento com o funcionamento do Paese, que disponibilizará ônibus gratuitos nos horários de pico, realizando o trajeto entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera pela Radial Leste.
Motivo da interdição
A interdição é essencial para permitir o avanço da tuneladora Shield, conhecida como Tatuzão, que realizará a escavação dos túneis da ampliação da Linha 2-Verde.
A escavação começará em solo arenoso próximo à via da Linha 11-Coral na região da futura estação Penha, o que requer medidas extras de segurança. Durante esse tempo, o trecho ferroviário ficará fora de operação e o solo será monitorado continuamente.
Depois de passar pela Linha 11-Coral, a tuneladora seguirá para o poço de ventilação Soares Neiva, antes da futura estação Aricanduva.
Ampliação da Linha 2-Verde
Os trabalhos fazem parte da expansão da Linha 2-Verde, que nesta etapa inicial ligará a Vila Prudente até a Penha, com cerca de 8 quilômetros e oito novas estações, além da construção de uma nova estação da Linha 11-Coral na Penha. A previsão é beneficiar diariamente mais de 300 mil usuários, aumentando as opções de deslocamento e equilibrando a demanda do sistema metroferroviário.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login