Mundo
Trem rápido ligará Lisboa e Madri até 2030
Está planejada uma linha ferroviária direta entre Lisboa e Madri para ser concluída antes de 2030, conforme um acordo firmado entre os governos de Portugal, Espanha e a Comissão Europeia, anunciou nesta quinta-feira (30) o Ministério das Infraestruturas de Portugal.
O projeto prevê um trajeto ferroviário com duração de cinco horas antes de 2030, que será reduzido para aproximadamente três horas até 2034 com a implementação da alta velocidade, explicou o comunicado oficial do governo português.
Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas portuguesas, destacou que “Este projeto vai além de uma ligação ferroviária simples, simbolizando um avanço rumo à mobilidade sustentável e à integração europeia”.
Atualmente, não existem trens que façam o percurso direto entre as capitais lusitana e espanhola.
As cidades de Lisboa e Madri são hoje conectadas por cerca de quarenta voos diários, com uma duração média de uma hora.
Esse empreendimento integra uma estratégia destinada a oferecer uma alternativa mais competitiva para os passageiros, além de promover uma opção ambientalmente mais responsável, alinhada com as metas climáticas da União Europeia, ressaltou o Ministério.
Além disso, os governos de Portugal e Espanha comprometeram-se a avaliar, até 2027, os custos e benefícios de uma eventual adaptação da bitola das ferrovias ibéricas para o padrão europeu.
É importante esclarecer que as redes ferroviárias de Portugal e Espanha atualmente possuem bitolas distintas do padrão europeu, exceto nas vias de alta velocidade existentes na Espanha.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login