Conecte Conosco

Mundo

Tribunal do Irã Sentencia Nobel da Paz a Sete Anos e Meio de Prisão

Publicado

em

Narges Mohammadi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2023, foi novamente condenada pelo tribunal iraniano, seu advogado confirmou a sentença. Esta é a oitava condenação que a ativista de direitos humanos enfrenta ao longo de 25 anos de luta contra o regime de Teerã, contra a pena de morte e as regras rígidas de vestimenta para as mulheres.

Narges foi detida no dia 12 de dezembro de 2025, na cidade de Mashhad, no nordeste do Irã, junto com outros ativistas após participar de uma cerimônia em memória de um advogado falecido.

Segundo o advogado Mostafa Nili, Narges recebeu uma pena de seis anos de prisão por participar de reuniões e conspiração para cometer crimes. Além disso, está proibida de deixar o país por dois anos.

Narges Mohammadi, 53 anos, já havia sido sentenciada a 18 meses de prisão por propaganda e a dois anos de exílio em Khosf, na província de Khorasan do Sul. A lei do Irã impede que penas de prisão sejam cumpridas consecutivamente, e a nova sentença ainda pode ser recorrida.

O advogado Mostafa Nili espera que a condição de saúde debilitada de Narges permita sua libertação temporária para tratamento médico. Em dezembro de 2024, ela foi liberada por três semanas por conta de problemas de saúde decorrentes de uma cirurgia para remoção de um tumor e enxerto ósseo.

Narges está em greve de fome há uma semana, reivindicando o direito de fazer uma ligação telefônica, o acesso a advogados e a possibilidade de receber visitas, conforme informado pela advogada Chirinne Ardakani, baseada em Paris.

Em janeiro, ela denunciou pressões das autoridades iranianas sobre sua família. Agentes de segurança invadiram a casa do irmão de Narges em Mashhad, realizando buscas que fazem parte da crescente repressão contra seus familiares nos últimos meses.

Narges Mohammadi não vê seus filhos, que vivem em Paris desde 2015. Sua última ligação com a família foi em 14 de dezembro. A família foi informada sobre sua greve de fome por outro preso recentemente libertado.

A última década da vida de Narges tem sido passada na prisão. Ainda assim, ela continua ativa, participando de protestos dentro da prisão e realizando greves de fome. Fontes da agência de notícias Efe relataram que sua detenção tem sido marcada por maus tratos e falta de assistência médica adequada, colocando sua vida em risco, especialmente devido a problemas cardíacos.

Recentemente, um detido liberado do Centro de Detenção de Inteligência de Mashhad descreveu o estado físico dela e de seu companheiro Pouran Nazemi como alarmante.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados