Conecte Conosco

Mundo

Tribunal nigeriano condena Reino Unido a pagar 420 milhões de libras por mortes na era colonial

Publicado

em

Um tribunal na Nigéria determinou que o governo britânico deve pagar 420 milhões de libras esterlinas (equivalente a R$ 2,98 bilhões) às famílias de 21 trabalhadores mortos por autoridades coloniais há quase oito décadas, segundo informações do advogado responsável pelo caso, divulgadas à AFP nesta sexta-feira (6).

Em 18 de novembro de 1949, a polícia disparou contra mineiros que protestavam contra as condições de trabalho precárias e pela falta de pagamento na mina do vale de Iva, localizada no estado de Enugu, no sudeste da Nigéria.

Outras 51 pessoas ficaram feridas neste incidente, que contribuiu para fortalecer os pedidos de independência do país, a qual foi conquistada em 1960.

O defensor dos direitos humanos nigerriano Mazi Greg Ono apresentou a reivindicação no tribunal de Enugu.

O juiz Anthony Onovo decidiu, em sentença proferida na quinta-feira, que o governo do Reino Unido deve indenizar as famílias das vítimas com 20 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 104,7 milhões) cada uma.

Segundo o advogado das famílias, Yemi Akinseye-George, assim que o documento oficial da sentença estiver em mãos, será solicitado ao procurador-geral e ao Ministério das Relações Exteriores da Nigéria que notifiquem o governo britânico e iniciem o processo diplomático para garantir o cumprimento da decisão.

O governo britânico optou por não participar do julgamento, mesmo tendo sido devidamente notificado, conforme afirmou o advogado.

Em um caso semelhante em 2013, o Reino Unido aceitou indenizar mais de cinco mil quenianos que sofreram torturas e abusos durante a revolta Mau Mau na década de 1950.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados