Mundo
Trinidad e Tobago realiza exercícios militares com EUA
Trinidad e Tobago comunicou nesta sexta-feira (14) a realização de novos exercícios militares em conjunto com os Estados Unidos, país que conduz operações na região do Caribe focadas no combate ao tráfico de drogas, as quais a Venezuela interpreta como uma tentativa de depor seu presidente, Nicolás Maduro.
Este será o segundo treinamento bilateral realizado em menos de um mês. No final de outubro, um destróier americano atracou em águas trinitenses, a aproximadamente 10 km da costa venezuelana.
O Ministério das Relações Exteriores de Trinidad e Tobago informou que os exercícios ocorrerão entre os dias 16 e 21 de novembro. Segundo a declaração oficial, “essa atividade faz parte de uma longa trajetória de cooperação” entre os dois países e reforça a relação consistente entre Trinidad e Tobago e os Estados Unidos.
A Venezuela acusa os Estados Unidos de usarem as operações contra o tráfico como pretexto para derrubar Maduro, que Washington considera ilegítimo e acusa de liderar uma organização criminosa ligada às drogas.
Desde setembro, os EUA posicionaram navios de guerra, aviões e milhares de militares na região do Caribe, tendo destruído 21 embarcações usadas por traficantes, o que resultou em pelo menos 80 mortes.
A visita do destróier USS Gravely a Trinidad e Tobago em 26 de outubro gerou tensões nas relações entre os dois países e a Venezuela, que suspendeu um acordo conjunto para exploração de gás e declarou a primeira-ministra Kamla Persad-Bissessar como indesejada.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login