Conecte Conosco

Mundo

Tropas da Guarda Nacional são enviadas a Memphis por ordem de Trump

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou a mobilização de tropas da Guarda Nacional em Memphis, Tennessee, para auxiliar as autoridades locais, conforme noticiado nesta quinta-feira (16) pelo departamento militar estadual.

Além de Memphis, o presidente Trump ordenou o destacamento de forças militares nas ruas de Los Angeles e Washington, enquanto que em Portland e Chicago, a Justiça conseguiu impedir temporariamente essa ação.

De acordo com o Departamento Militar do Tennessee, “Os homens e mulheres da Guarda Nacional do Tennessee estão colaborando com tarefas como patrulhas de segurança comunitária, segurança local e controle de trânsito em apoio aos esforços contínuos para reduzir o crime e promover a segurança pública em Memphis”.

As tropas estão atuando sob ordens federais do presidente e com a autorização do governador republicano do Tennessee, Bill Lee.

Após a suspensão da mobilização em Portland por decisão judicial, Donald Trump considerou recorrer à Lei de Insurreição, que permite o uso do Exército dentro dos Estados Unidos para conter distúrbios.

Um tribunal federal de apelações confirmou nesta quinta-feira a suspensão do envio de tropas para Chicago e áreas próximas, argumentando que o governo Trump não apresentou justificativas suficientes para a medida na terceira maior cidade do país, localizada em Illinois.

Donald Trump vem enfrentando críticas por uma postura autoritária crescente, principalmente pelo esforço de prender e deportar imigrantes em situação irregular por meio de operações realizadas por agentes federais fortemente armados e mascarados, o que gerou acusações de violações de direitos e detenções ilegais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados