Mundo
Trump aceita investimento chinês no petróleo da Venezuela
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou no último sábado (31) que não teria objeções caso a China decidisse investir no setor petroleiro da Venezuela, país que busca revitalizar sua economia após a saída de Nicolás Maduro.
A Venezuela detém uma das maiores reservas de petróleo do mundo. Recentemente, o país alterou algumas leis para permitir a entrada de investimentos privados e estrangeiros em seu setor de petróleo.
A China, anteriormente principal compradora do petróleo venezuelano durante o governo de Maduro, expressou preocupação após a prisão de Maduro em janeiro, o que afetou as expectativas sobre as relações entre Caracas e Pequim.
Trump enfatizou que a China é bem-vinda para fazer acordos no setor energético venezuelano. Ele também mencionou que a presidente interina venezuelana, Delcy Rodríguez, anunciou recentemente uma colaboração energética com a Índia.
Segundo Trump, a Índia começará a comprar petróleo da Venezuela, substituindo o Irã neste papel, e que os Estados Unidos também pretendem participar dos lucros gerados pelo petróleo venezuelano, mantendo uma parceria vantajosa com o país sul-americano.
Donald Trump garantiu ter boa relação com os líderes venezuelanos e ressaltou que a cooperação trará benefícios significativos para ambas as nações.
Além disso, Trump indicou que os EUA buscam um possível acordo com Cuba, após ameaçar impor tarifas a países que vendem petróleo para a ilha, demonstrando esperança de que as autoridades cubanas possam buscar liberdade para o país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login