Conecte Conosco

Mundo

Trump acredita em acordo para libertar reféns em Gaza em poucos dias

Publicado

em

O presidente Donald Trump afirmou neste domingo (5) que as negociações para estabelecer uma trégua em Gaza devem durar alguns dias, enquanto seu assessor de política externa, Marco Rubio, alertou que Israel precisa suspender os bombardeios para possibilitar a liberação dos reféns.

“No momento, enquanto estamos conversando, as negociações já começaram e devem durar alguns dias”, declarou Trump aos jornalistas na Casa Branca.

Ele completou: “Vamos aguardar o desfecho. Pelo que entendi, as coisas estão caminhando bem”.

Em uma troca de mensagens com um repórter da CNN divulgada neste domingo, o presidente confirmou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está disposto a encerrar a operação militar em Gaza.

Os representantes de Israel e do grupo islâmico palestino Hamas planejam dialogar na cidade turística de Sharm el-Sheikh, no Egito, e Netanyahu manifestou otimismo de que os reféns em Gaza possam ser libertados em questão de dias.

No entanto, Rubio enfatizou que Israel deve cessar os ataques na Faixa de Gaza para viabilizar a soltura dos reféns.

“Creio que tanto os israelenses quanto a comunidade internacional reconhecem que não é possível libertar os reféns enquanto os ataques continuam, por isso eles terão que parar”, disse Rubio à CBS News.

“Não pode haver conflito em meio a tudo isso”, reforçou o diplomata norte-americano.

Essa iniciativa diplomática acontece depois da resposta favorável do grupo palestino ao plano apresentado por Trump para encerrar os confrontos e garantir a libertação dos reféns mantidos em Gaza em troca da soltura de prisioneiros palestinos detidos em prisões israelenses.

Rubio, que participou de vários programas dominicais para discutir a situação em Gaza, mencionou à NBC que existem “desafios logísticos” a serem superados para abrir o caminho para a libertação dos reféns.

O secretário de Estado norte-americano também alertou que os objetivos a longo prazo serão ainda mais difíceis de alcançar, principalmente em relação à forma como o território destruído pela guerra será governado e quanto ao desarmamento do Hamas.

“Não se pode estabelecer um governo em Gaza que não esteja controlado pelo Hamas em poucos dias. Ou seja, isso levará tempo”, explicou ele à NBC.

Trump declarou à CNN que espera obter em breve uma definição sobre o comprometimento do grupo palestino com a paz.

Além disso, salientou que, se o Hamas se recusar a abrir mão do poder, enfrentará sua completa extinção.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados