Conecte Conosco

Mundo

Trump acusa China de usar Venezuela para tráfico de fentanil e vai cobrar Xi

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na quinta-feira, 23, que a China estaria utilizando a Venezuela como rota para o contrabando de fentanil aos EUA, e prometeu que esta será a principal questão a ser abordada com o líder chinês, Xi Jinping.

Segundo Trump, a primeira pergunta a Xi será sobre o fentanil, destacando a importância do tema para a segurança americana.

O ex-presidente afirmou ainda que, apesar das tensões existentes, não deseja aumentar tarifas sobre a China, pois isso não seria sustentável para o país asiático. Porém, confirmou que novas taxas podem ser aplicadas a partir de 1º de novembro caso não haja um acordo entre as partes.

Durante um evento na Casa Branca, Trump expressou otimismo em relação ao próximo encontro com Xi Jinping, previsto para quinta-feira, reforçando sua disposição para o diálogo, mas mantendo uma postura firme contra o tráfico de drogas e o papel da China nesta questão.

Enfatizando sua posição sobre a Venezuela, Trump afirmou que os Estados Unidos estão insatisfeitos com o governo de Nicolás Maduro e indicou que uma ação militar terrestre no país sul-americano poderá ocorrer em breve. Ele negou informações sobre voos com bombardeiros e caças americanos na região, classificando tais relatos como imprecisos.

Além disso, mencionou a possibilidade de apresentar ao Congresso uma proposta para combater o tráfico de drogas por terra, ressaltando que não pretende solicitar uma declaração de guerra contra os cartéis.

Por fim, comentou brevemente a tensa situação do cessar-fogo no Oriente Médio, ressaltando que Israel não tomará medidas em relação à Cisjordânia.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados