Mundo
Trump admite invasão aérea russa na Polônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou na quarta-feira (10) que drones russos estavam adentrando o território aéreo da Polônia, um país membro da Otan, conforme postou em suas redes sociais.
“Por que a Rússia está entrando no espaço aéreo da Polônia com drones? Lá vamos nós novamente!”, disse Trump em sua plataforma Truth Social. A Casa Branca informou que ele terá uma conversa em breve com o líder polonês, Karol Nawrocki.
No fim de semana, Trump indicou estar disposto a aplicar mais sanções contra Moscou por conta do conflito na Ucrânia, após demonstrar crescente insatisfação com o presidente russo, Vladimir Putin.
No entanto, o ex-presidente evitou atacar diretamente Putin, a quem recebeu para uma reunião em agosto, no Alasca.
Um representante anônimo da Casa Branca afirmou à AFP: “O presidente Trump e sua equipe estão monitorando os relatos da Polônia e estão planejando que Trump converse ainda hoje com Nawrocki“.
A Polônia declarou que seu espaço aéreo foi invadido 19 vezes por drones russos, derrubando pelo menos três durante a noite após ordens para que caças da Otan decolassem.
O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, informou que reuniu outros membros da Otan para reuniões emergenciais, alertando que o conflito está próximo de se tornar aberto.
A União Europeia alertou que a Rússia busca testar a coesão dos países aliados ocidentais.
O Ministério da Defesa da Rússia negou qualquer agressão contra a Polônia, enquanto o Ministério de Relações Exteriores acusou Varsóvia de criar “mentiras” para intensificar a guerra na Ucrânia, iniciada em 2022 com a invasão russa em larga escala.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login