Destaque
Trump afirma ter boa relação com Lula e anuncia reunião

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que pretende se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. Ele fez elogios ao líder brasileiro, chamando-o de “homem muito agradável” e mencionou que tiveram uma “excelente conexão” durante um breve encontro.
Trump foi o segundo a discursar na abertura da 80ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas, logo após Lula, que foi o primeiro a falar.
O presidente norte-americano explicou que as tarifas impostas ao Brasil e a outros países são medidas para proteger a soberania e a segurança dos Estados Unidos contra aqueles que, segundo ele, “se beneficiaram indevidamente por décadas” em governos anteriores.
“Encontrei o líder do Brasil ao chegar aqui e conversamos. Nos cumprimentamos com um abraço. As pessoas ficaram surpresas com isso. Concordamos em realizar uma reunião na próxima semana. Foi um contato rápido, cerca de 20 segundos, mas decidimos continuar a conversa”, afirmou Trump.
Excelente conexão
Trump acrescentou que Lula é “um homem muito simpático”.
“Gosto dele e ele gosta de mim. Prefiro fazer negócios com pessoas que eu aprecio. Quando não gosto, não gosto. Tivemos esse breve momento, muito rápido, mas a conexão foi ótima. Isso é um sinal positivo.”
O presidente dos EUA avaliou que o Brasil aplica tarifas “muito injustas” aos produtos norte-americanos, o que levou seu país a responder com tarifas de 50% sobre alguns produtos brasileiros.
“Fiz isso para defender a soberania e os direitos dos cidadãos americanos como presidente.”
Segundo Trump, o Brasil estaria “agindo de forma errada” ao impor tarifas elevadas e injustas aos produtos dos EUA, além de limitar direitos e liberdades dos cidadãos americanos e de outros países por meio da censura, repressão e uso político do sistema judiciário.
Ele indicou que o Brasil poderá prosperar se cooperar com os Estados Unidos. “Sem a nossa parceria, eles enfrentarão dificuldades como outros já enfrentaram.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login