Mundo
Trump alerta Cuba a negociar antes que seja tarde
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um apelo neste domingo (11) para que Cuba feche um acordo rapidamente, caso contrário enfrentará consequências severas, embora não especificadas. Ele destacou que o fornecimento de petróleo e recursos financeiros da Venezuela para Cuba será encerrado.
Em sua publicação na plataforma Truth Social, Trump afirmou: “NÃO HAVERÁ MAIS PETRÓLEO NEM DINHEIRO INDO PARA CUBA – ZERO!” e enfatizou que sugeria fortemente que isso fosse feito cedo, “ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.”
Essas afirmações vieram uma semana depois de os Estados Unidos terem capturado o então presidente venezuelano Nicolás Maduro, que foi derrubado do poder.
A operação militar realizada à noite em Caracas resultou na morte de várias pessoas das forças de segurança da Venezuela e Cuba.
Pouco depois, Trump compartilhou a postagem de outro usuário na rede social X que mencionava o secretário de Estado Marco Rubio como possível futuro presidente de Cuba, comentando: “Parece ótimo para mim!”
Trump continuou dizendo que Cuba dependia por muitos anos do petróleo e dinheiro da Venezuela, em troca do fornecimento de “Serviços de Segurança” aos últimos governantes venezuelanos, porém, isso não vai mais acontecer.
Ele ressaltou que a maioria dos cubanos envolvidos já faleceram devido ao ataque dos EUA ocorrido na semana anterior, e que a Venezuela não necessita mais da proteção dos grupos criminosos que a mantiveram sob domínio por muitos anos.
Devido ao embargo dos Estados Unidos, Cuba tem se apoiado cada vez mais no petróleo venezuelano, um recurso acordado com o governo de Hugo Chávez, predecessor de Maduro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login