Mundo
Trump alerta Hamas para cumprir plano sem atrasos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou o Hamas neste sábado (4) que não aceitará atrasos na execução do seu plano para libertação dos reféns mantidos pelo grupo na Faixa de Gaza.
Os representantes de Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff e seu genro, Jared Kushner, estão a caminho do Egito para finalizar negociações sobre a libertação dos reféns, informou a Casa Branca.
O Hamas e Israel farão reuniões indiretas no Cairo no domingo e segunda-feira para discutir a libertação dos reféns e prisioneiros, segundo informações do Al-Qahera News, ligado à inteligência egípcia.
No dia anterior, Trump pediu a Israel a suspensão imediata dos bombardeios à Gaza para viabilizar a libertação dos reféns, após o Hamas sinalizar positivamente para o plano de paz.
Apesar disso, o exército de Israel continuou as operações na região no sábado. A Defesa Civil da Faixa de Gaza, sob controle do Hamas, relatou pelo menos 57 mortes em bombardeios no dia.
Em uma publicação na plataforma Truth Social, Trump expressou satisfação pelo cessar temporário dos ataques de Israel, que oferece uma chance para a libertação dos reféns e para concretizar um acordo de paz.
Trump foi enfático ao dizer que o Hamas deve agir de forma célere, caso contrário todas as opções estarão em consideração. Ele também descartou qualquer acordo que permita que Gaza continue sendo uma ameaça ao país de Israel.
O presidente americano ressaltou que seu plano inclui um cessar-fogo imediato, libertação dos reféns em até 72 horas, retirada gradual dos soldados israelenses da região, desarmamento do Hamas e exílio dos militantes do grupo.
Segundo Trump, estão próximos de fechar um cessar das hostilidades e ele se dedicará para concretizar o acordo nos próximos dias.
Trump mencionou em entrevista ao Axios que conversou com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, a quem se referiu como ‘Bibi’, dizendo ser uma oportunidade para alcançar a vitória.
O papel do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, foi elogiado por Trump, que disse que ele teve uma contribuição importante para persuadir o Hamas a permitir a libertação dos reféns.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login