Mundo
Trump alerta que EUA podem parar apoio ao Iraque se Maliki voltar
O presidente Donald Trump alertou nesta terça-feira (27) que os Estados Unidos podem cessar o suporte ao Iraque caso Nouri al Maliki, ex-primeiro-ministro com ligações ao Irã, reassuma o comando do país.
“Devido às suas políticas e ideologias prejudiciais, caso seja eleito, os Estados Unidos da América não irão mais apoiar o Iraque”, declarou Trump em sua plataforma Truth Social.
Maliki, que deixou a posição em 2014 sob pressão dos americanos, ganhou recentemente o respaldo do Marco de Coordenação, uma coalizão xiita alinhada com o Irã que tem maioria no Parlamento.
Esse apoio o coloca em destaque para ser nomeado primeiro-ministro. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, reforçou no domingo que o Iraque deve evitar se aproximar do Irã.
No passado, Maliki foi acusado de corrupção e de fomentar divisões internas que enfraqueceram o país, facilitando a ascensão do grupo extremista Estado Islâmico.
Com 75 anos, ele é uma figura importante na política iraquiana e o único primeiro-ministro a cumprir dois mandatos consecutivos (2006-2014) desde a derrubada de Saddam Hussein, ocorrida após a invasão americana em 2003.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login