Mundo
Trump alerta sobre consequências se conflito Rússia-Ucrânia continuar
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou que podem ocorrer consequências caso a guerra no Leste Europeu não seja resolvida e os líderes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não realizem um encontro. Ele fez essas declarações antes de se reunir com o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, nesta segunda-feira, 25.
Trump não especificou quais seriam essas consequências.
“Acho que é essencial que Putin e Zelensky se encontrem. Eles gostariam que eu participasse dessa reunião”, disse Trump. Ele enfatizou seu desejo de ver o conflito acabar devido às muitas vidas perdidas e mencionou que está sendo mais difícil do que ele esperava.
“Vamos ver o que acontece nas próximas semanas, e aí tomarei uma atitude”, afirmou. “Posso intermediar entre Putin e Zelensky, ou talvez não, e podem surgir consequências se eles não se reunirem. Fecharei acordo após o encontro deles”, completou.
Além disso, Trump também fez declarações sobre a China, ameaçando impor uma tarifa de 200% caso o país não forneça certos ímãs aos EUA.
“Teremos muitos ímãs em breve, talvez leve cerca de um ano para tê-los”, disse. “Se eu quisesse, poderia causar grande impacto na China, mas não pretendo fazer isso”, afirmou o republicano.
Trump revelou que conversou com o líder chinês, Xi Jinping, e que este gostaria que ele visitasse a China. O presidente dos EUA planeja realizar a visita ainda este ano ou no próximo, possivelmente acompanhado pelo presidente sul-coreano.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login