Mundo
Trump ameaça bloquear nova ponte entre EUA e Canadá
O presidente Donald Trump declarou nesta segunda-feira (9) que pode impedir a inauguração de uma ponte que está sendo construída para ligar os Estados Unidos e o Canadá. Segundo ele, os EUA deveriam possuir pelo menos metade da propriedade da infraestrutura.
Donald Trump disse em sua plataforma Truth Social que não permitirá a abertura da ponte até que os Estados Unidos sejam devidamente compensados pelo que já investiram e até que o Canadá trate os EUA com o respeito adequado.
Ele também afirmou que negociações terão início imediato.
Batizada em homenagem à lenda canadense do hóquei no gelo Gordie Howe, a ponte fará a conexão entre Detroit, no Michigan (EUA), e Windsor, em Ontário (Canadá). A construção sobre o rio Detroit começou em 2018 e o custo estimado é de US$ 4,7 bilhões, com inauguração prevista para este ano.
Segundo a entidade responsável pela administração da ponte, o financiamento foi realizado inteiramente pelo Canadá, e a estrutura será de propriedade conjunta do governo canadense e do estado do Michigan.
Desde que retornou à presidência em 2025, Trump tem tido desentendimentos com o Canadá, especialmente em assuntos comerciais.
O governo americano chegou a ameaçar impor tarifas de 100% sobre o Canadá após a visita do primeiro-ministro Mark Carney à China no mês passado, além da assinatura de um acordo preliminar de comércio com Pequim.
Trump havia sugerido anteriormente que o Canadá se tornasse o 51º estado dos EUA, embora recentemente tenha abandonado essa ideia.
Por outro lado, Mark Carney, no Fórum Econômico Mundial em Davos, alertou que o atual sistema de governança global pode estar passando por uma crise, uma referência velada ao presidente americano, sem mencioná-lo diretamente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login