Mundo
Trump anuncia acordo sobre TikTok com a China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (16) que Washington e Pequim firmaram um acordo referente ao TikTok. Segundo ele, o aplicativo deve passar a ter participação americana.
“Firmamos um acordo sobre o TikTok. Conversei com a China e terei uma ligação com o presidente Xi Jinping na sexta-feira para confirmar os detalhes”, declarou Trump ao deixar a Casa Branca para uma visita oficial ao Reino Unido.
O acordo veio após um encontro de dois dias em Madri entre o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, e o vice-primeiro-ministro da China, He Lifeng.
Com quase 2 bilhões de usuários ao redor do mundo, o TikTok é propriedade da companhia chinesa ByteDance.
Uma legislação dos EUA que exigia a venda ou bloqueio do TikTok, por questões de segurança nacional, deveria ter entrado em vigor no dia 20 de janeiro, data da posse de Trump.
No entanto, o presidente americano, que é apoiador do TikTok e usa bastante as redes sociais na sua campanha para 2024, decidiu suspender temporariamente essa proibição.
Em junho, ele prorrogou por mais 90 dias o prazo para que o aplicativo encontrasse um comprador que não fosse chinês para evitar o banimento. Este prazo termina nesta quarta-feira.
“Temos um conjunto de grandes empresas interessadas na compra”, afirmou o presidente.
Trump não informou se o prazo para concretizar o acordo será estendido.
Segundo informações da CNBC, o acordo envolverá investidores novos, além dos já existentes na empresa mãe chinesa.
Além disso, o gigante de computação em nuvem Oracle, que já participa da infraestrutura do TikTok nos EUA, estará incluído nesse acordo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login