Mundo
Trump anuncia aumento de tarifas para produtos da Coreia do Sul
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou nesta segunda-feira (26) que elevará as tarifas sobre diversos bens provenientes da Coreia do Sul, alegando que o país asiático não cumpriu um acordo comercial previamente estabelecido com Washington.
“Considerando que o Legislativo sul-coreano não ratificou nosso importante acordo comercial, o que é direito deles, decido aumentar as tarifas da Coreia do Sul sobre veículos, produtos madeireiros, medicamentos e todas as demais tarifas recíprocas”, declarou Trump em sua rede social Truth Social.
Essa mudança de direção ocorre meses após Washington e Seul terem fechado um pacto comercial e de segurança, depois de um período de negociações difíceis.
O acordo foi firmado após reunião entre Trump e o presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, em outubro, contemplando novos investimentos sul-coreanos e reduções tarifárias dos EUA.
Segundo o acordo, os EUA manteriam tarifas de até 15% sobre produtos sul-coreanos, como carros, autopeças e medicamentos.
O pacto havia diminuído tarifas americanas sobre automóveis sul-coreanos de 25% para níveis mais baixos. Caso a recente ameaça de Trump seja implementada, essa redução será revertida.
A indústria automotiva representa 27% das exportações da Coreia do Sul para os Estados Unidos, país que importa quase metade dos veículos do país asiático.
Se as tarifas subirem, as exportações sul-coreanas ficarão em desvantagem competitiva frente a outras economias como Japão e União Europeia, que possuem acordos para tarifas americanas de 15%.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login