Mundo
Trump anuncia encontro com Lula no Brasil e nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (6) que realizará reuniões em breve com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, após uma ligação telefônica descrita como “muito boa” entre os dois líderes.
“Conversamos sobre diversos assuntos, com foco principal em Economia e Comércio”, afirmou Trump em uma publicação na sua rede social Truth Social, detalhando a primeira conversa entre ambos desde seu retorno à presidência americana, em um contexto delicado de relações diplomáticas e comerciais entre os dois países.
“Planejamos continuar as conversas e teremos encontros num futuro próximo, tanto em solo brasileiro quanto americano. Gostei muito da ligação — acredito que nossos países terão uma ótima parceria!”, acrescentou.
O Palácio do Planalto informou que o telefonema, com duração de 30 minutos, foi conduzido em um tom amistoso.
Durante a conversa, Lula solicitou a suspensão da sobretaxa de 40% aplicada a produtos brasileiros e das restrições impostas a autoridades do Brasil, após os Estados Unidos terem imposto uma tarifa de 10% sobre importações brasileiras em abril.
Essa sobretaxa elevou algumas exportações brasileiras para os EUA a uma tarifa total de 50% desde o dia 6 de agosto, medida tomada em retaliação a uma suposta perseguição contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login