Conecte Conosco

Mundo

Trump anuncia que EUA vão controlar Venezuela até transição segura

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (3), na sua primeira manifestação oficial após a intervenção militar na Venezuela e prisão de Nicolás Maduro, que o governo americano assumirá o controle do país latino-americano até que uma transferência de poder estável aconteça.

“Vamos gerir o país até que uma transição segura, apropriada e criteriosa seja possível. Não queremos interferir colocando outra pessoa no comando e repetindo os mesmos erros do passado”, explicou o líder norte-americano.

Segundo Trump, os Estados Unidos “estão presentes no momento”.

“O que muitos não compreendem — mas passam a entender quando digo isto — é que já estamos lá, e permaneceremos até que a transição adequada possa ser realizada. Assim, ficaremos e basicamente administraremos o país até que uma transição correta ocorra”, afirmou em uma coletiva de imprensa transmitida de sua residência no resort de Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida.

Trump ressaltou a ação que classificou como uma das “demonstrações mais notáveis, eficazes e potentes da capacidade militar americana na história dos Estados Unidos”, que teria desativado completamente as defesas venezuelanas. Ele acrescentou que nenhum equipamento militar dos EUA foi danificado e que não houve baixas ou feridos na operação.

“Todas as forças militares da Venezuela ficaram incapacitadas quando nossos homens e mulheres das Forças Armadas, em conjunto com as forças de segurança americanas, capturaram Maduro durante a noite. Estava escuro. As luzes de Caracas estavam quase todas apagadas graças a uma técnica que dominamos. Foi uma missão letal. Maduro foi preso junto com sua esposa, Cilia Flores, e ambos agora enfrentam a justiça americana. Eles foram acusados no Distrito Sul de Nova York por uma campanha de narcoterrorismo mortal contra os EUA e seus cidadãos”, destacou.

Logo antes da declaração, Trump compartilhou uma imagem supostamente do Nicolás Maduro onde ele aparece usando óculos escuros. A foto foi publicada na rede social Truth Social, com a legenda dizendo que Maduro estaria a bordo do USS Iwo Jima, navio militar americano para o qual teria sido levado.

Petróleo

O presidente americano, que justificou a intervenção com acusações de tráfico de drogas contra o governo Maduro, embora sem evidências, afirmou que o setor petrolífero venezuelano, que detém as maiores reservas conhecidas do mundo, será gerido por empresas dos EUA. Ele também advertiu que uma segunda ofensiva pode ocorrer caso haja resistência.

“É de conhecimento geral que a indústria petrolífera na Venezuela foi um fracasso completo por muito tempo. A produção estava muito abaixo do potencial. Vamos trazer nossas grandes companhias petrolíferas americanas — as maiores do mundo — para investir bilhões de dólares, reparar a infraestrutura severamente danificada e começar a gerar receita para o país. Estamos preparados para uma segunda investida, maior, se necessário. Planejávamos uma segunda fase, mas provavelmente ela não será necessária agora”.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados