Conecte Conosco

Mundo

Trump anuncia retirada de aprovação para aviões canadenses

Publicado

em

O presidente Donald Trump declarou na quinta-feira (29) que os aviões da Bombardier e outras aeronaves canadenses perderão sua aprovação para operar nos Estados Unidos até que o Canadá aprove oficialmente os aviões da fabricante americana Gulfstream.

Essa declaração foi feita pela plataforma Truth Social, dentro do contexto do atual conflito entre os Estados Unidos e Ottawa. Trump também ameaçou aplicar uma tarifa de 50% sobre os aviões canadenses vendidos nos EUA caso o governo canadense mantenha a proibição da venda dos produtos da Gulfstream.

O presidente americano acusou o Canadá de recusar de forma persistente, ilegal e injustificável, a aprovação das aeronaves americanas Gulfstream modelos 500, 600, 700 e 800.

A Bombardier, empresa sediada em Quebec, informou que está ciente da declaração de Trump e mantém contato com as autoridades canadenses.

“Diariamente, milhares de aviões civis e privados produzidos no Canadá voam nos Estados Unidos. Esperamos que essa questão seja resolvida o quanto antes para evitar impactos negativos no tráfego aéreo e para os passageiros”, afirmou a empresa.

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, desvalorizou as recentes ameaças de Trump de impor tarifas tarifárias de até 100%, interpretando como uma estratégia de negociação comercial.

Desde que assumiu seu cargo em março, Carney evitou um confronto direto com Trump, mas após seu discurso amplamente comentado no Fórum Econômico Mundial, em Davos, o tom do presidente americano em relação ao Canadá tem se tornado mais duro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados