Economia
Trump anunciará tarifas fortes sobre remédios em breve

O secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, informou que nas próximas duas semanas serão divulgadas tarifas significativas sobre produtos farmacêuticos para empresas que não possuem fábricas nos Estados Unidos. Em entrevista à CNBC na manhã de terça-feira, 29, Lutnick comentou os acordos comerciais negociados pelo presidente Donald Trump.
“Esses acordos geralmente levam muitos anos, mas o Trump tem urgência e deseja que sejam finalizados rapidamente”, destacou, lembrando que o prazo para a implementação das tarifas permanece até sexta-feira, 1º de agosto.
Lutnick enfatizou a necessidade dos países acelerarem as negociações e abrirem seus mercados completamente. “O custo para fazer comércio com os Estados Unidos está claro”, afirmou. Ele também disse que a decisão final sobre quem conseguirá acordos especiais ou quem terá tarifas aplicadas será do presidente Trump, inclusive no caso da Índia.
O secretário admitiu que os EUA podem reconsiderar e isentar produtos que não podem ser fabricados no país, como café, cacau e outros recursos naturais.
Lutnick reforçou que as tarifas são uma forma de corrigir desequilíbrios no comércio. “Tudo que o Trump afirmou até agora tem fundamento, podemos ver isso claramente”, afirmou.
Sobre a União Europeia (UE), o secretário celebrou o acordo alcançado e mencionou a intenção de negociar com o bloco para eliminar impostos sobre serviços digitais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login