Mundo
Trump autoriza petroleiras dos EUA a explorar petróleo na Venezuela
O presidente Donald Trump anunciou neste sábado (3) que permitirá que as empresas petrolíferas dos Estados Unidos voltem a explorar as vastas reservas de petróleo da Venezuela, após uma operação militar que resultou na captura do líder venezuelano, Nicolás Maduro.
“Vamos permitir que as maiores companhias petrolíferas americanas entrem, invistam bilhões de dólares, reparem a infraestrutura petrolífera bastante danificada e comecem a gerar receitas para o país”, afirmou Trump em uma coletiva de imprensa.
Atualmente, a Chevron já atua na Venezuela graças a uma autorização especial.
Trump reforçou que o embargo a todo o petróleo venezuelano continua em vigor.
Em uma estratégia de pressão militar que durou semanas antes da ação deste sábado, forças americanas apreenderam pelo menos dois navios petroleiros que, segundo Washington, violavam sanções dos EUA.
Trump também alertou outras lideranças políticas e militares na Venezuela: “O destino de Maduro pode se repetir com eles”.
A Venezuela, que sofre sanções petrolíferas americanas desde 2019, produz cerca de um milhão de barris diários de petróleo e comercializa a maior parte por meio de canais paralelos com descontos significativos.
Trump acusou Caracas de usar recursos petrolíferos para financiar atividades ilícitas como “narcoterrorismo, tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros”.
Durante décadas, as companhias petrolíferas americanas mantiveram operações na Venezuela, estabelecendo uma influência significativa no setor energético do país.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login