Mundo
Trump considera atacar rotas do tráfico ou buscar diálogo na Venezuela
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, está avaliando a possibilidade de atacar locais usados para a produção de cocaína e as rotas do tráfico de drogas na Venezuela, conforme informações divulgadas pela CNN. Três autoridades do governo americano relataram que a decisão definitiva ainda não foi tomada, e Trump também está pensando em uma abordagem diplomática.
A tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela tem crescido nas últimas semanas, com declarações feitas por Trump e Nicolás Maduro sobre o assunto.
Entenda a situação entre EUA e Venezuela
Recentemente, Trump enviou várias embarcações militares e milhares de soldados ao Mar do Caribe, declarando guerra contra os traficantes de drogas, a quem chamou de terroristas. Até o momento, pelo menos oito barcos foram destruídos em ataques aéreos das forças armadas americanas em águas próximas à Venezuela, porém em águas internacionais.
“Não creio que vamos precisar de uma declaração formal de guerra. Vamos eliminar as pessoas responsáveis por trazer drogas para o nosso país”, declarou Trump ao lado de seu secretário de Defesa, Pete Hesgeth, sem mencionar diretamente a Venezuela.
Nicolás Maduro, líder da Venezuela, disse na última sexta-feira, 24, que “Estão tentando criar uma guerra sem fim. Prometeram nunca mais entrar em guerra e agora estão provocando uma que vamos evitar”. Ele ainda classificou como “relatos ridículos, vulgares, criminais e completamente falsos” as acusações feitas por Trump e afirmou que “5% do tráfico de drogas vindo da Colômbia passa pela Venezuela”.
O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, comentou sobre a ação dos Estados Unidos como uma ameaça militar no Caribe, afetando não apenas a Venezuela, mas toda a região da América Latina e do Caribe.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login