Mundo
Trump critica falta de agradecimento da Ucrânia aos EUA
Donald Trump criticou a Ucrânia neste domingo (23), afirmando que o país não demonstra qualquer reconhecimento pelos esforços dos Estados Unidos para terminar a guerra com a Rússia. Ele mencionou um plano para que o conflito acabe, mas que tem sido recebido com desconfiança por Kiev.
Em uma postagem na rede social Truth Social, o ex-presidente americano também criticou países europeus por continuarem a comprar petróleo da Rússia, além de apontar seu antecessor, Joe Biden, por falta de ação no início do conflito.
“Recebemos uma guerra que jamais deveria ter começado, uma guerra que trouxe prejuízos a todos”, escreveu o ex-presidente em letras maiúsculas.
Ele acrescentou que os líderes ucranianos não reconheceram os esforços feitos, enquanto a Europa permanece comprando petróleo russo.
De acordo com Trump, os Estados Unidos mantêm o envio de grande volume de armas à OTAN para serem distribuídas na Ucrânia, ao contrário de Biden, que teria fornecido tudo gratuitamente, inclusive somas elevadas de dinheiro.
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, tem encontro programado com uma equipe ucraniana em Genebra neste domingo, com o propósito de tentar avançar no plano proposto por Trump para a Ucrânia.
A atual administração americana apresenta um plano de 28 pontos criado por Trump como uma base para negociações visando encerrar o conflito, embora este documento cause apreensão em Kiev e Bruxelas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login