Mundo
Trump critica líder do Canadá em discurso em Davos
O presidente americano, Donald Trump, fez críticas ao primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e a outros aliados dos EUA, afirmando que a Europa “não está indo na direção certa”. A declaração foi dada em discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, nesta quarta-feira, 21.
“É preciso que outros lugares sigam o nosso exemplo, pois certas regiões da Europa estão irreconhecíveis”, disse Trump. “É um caminho escolhido com insensatez, que levou a déficits crescentes, a maior onda de imigração em massa da história e muitas partes do mundo sendo destruídas diante de nossos olhos”, continuou.
O presidente dos EUA afirmou que seu governo acredita “profundamente” no vínculo que mantém com a Europa. “É por isso que questões como energia, comércio, imigração e crescimento econômico precisam ser preocupações centrais para qualquer um que queira ver um Ocidente forte e unido, porque a Europa e esses países precisam fazer a parte deles”, disse Trump.
Ao abordar as políticas energéticas na Alemanha e no Reino Unido, o republicano criticou a implementação de parques de energia eólica no continente. Trump não atacou diretamente o chanceler alemão, Friedrich Merz, e mencionou que o líder está trabalhando para resolver os problemas energéticos da Alemanha. Sobre a França, Trump afirmou que o governo parisiense tem se beneficiado dos Estados Unidos há três décadas.
Críticas ao Canadá
Trump respondeu às declarações de Carney, feitas na terça-feira, 20, em Davos, durante seu discurso. “O Canadá obtém muitas vantagens de nós. Eles também deveriam ser agradecidos, mas não são. Eu assisti ao seu primeiro-ministro ontem. Ele não tem demonstrado gratidão pelos EUA recentemente”, declarou.
“O Canadá depende dos Estados Unidos. Lembre-se disso, Mark, da próxima vez que fizer suas declarações”, completou Trump.
Em seu discurso na terça-feira, Mark Carney destacou que países têm usado tarifas como instrumentos e pontos fracos para aproveitamento estratégico, sem mencionar diretamente os Estados Unidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login