Destaque
Trump critica ONU e diz que merece Nobel da Paz

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dedicou a maior parte do seu discurso durante a abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (23), para destacar as realizações de seu governo e fazer críticas à atuação das Nações Unidas.
“A ONU tem um grande potencial, mas ainda está longe de alcançá-lo”, afirmou.
De acordo com Trump, seu governo conseguiu encerrar sete conflitos envolvendo países como Camboja, Tailândia, Kosovo, Sérvia, Congo, Ruanda, Paquistão, Índia, Irã, Egito, Etiópia e Azerbaijão. Ele afirmou que “todos dizem” que ele deveria receber o Prêmio Nobel da Paz por esses resultados.
“Lamento ter tido que tomar essas ações em vez das Nações Unidas. Infelizmente, em todos esses casos, a ONU não tentou ajudar. Eu encerrei sete guerras, conversei com líderes de cada um desses países e nunca recebi uma ligação da ONU oferecendo apoio para finalizar os acordos”, comentou.
Durante seu discurso, Trump também fez uma observação irônica sobre uma escada rolante da sede da ONU que parou de funcionar enquanto ele subia, e sobre o teleprompter que não funcionava no início de sua fala.
“Tudo o que consegui da ONU foi uma escada rolante que parou no meio do caminho. Se minha esposa não estivesse em ótima forma, teria caído”, disse.
Brasil
Trump foi o segundo orador na Assembleia, logo após o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que fez críticas severas ao governo americano.
No entanto, Trump elogiou Lula e expressou o desejo de se encontrar com ele na próxima semana, descrevendo o presidente brasileiro como “um homem muito simpático” e mencionando que tiveram “ótima afinidade” durante um breve encontro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login