Mundo
Trump critica Zelensky por não ler proposta de paz para Ucrânia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (7) que se sentia desapontado com seu colega ucraniano, Volodimir Zelensky, por não ter analisado a sugestão de cessar fogo na Ucrânia.
“Conversamos com o presidente Putin e com líderes ucranianos, incluindo Zelensky, e devo dizer que estou um pouco desapontado que Zelensky ainda não tenha examinado a proposta, que foi enviada horas atrás”, declarou Trump aos jornalistas durante o tapete vermelho do Kennedy Center Honors.
Recentemente, Washington entregou uma proposta para encerrar o conflito, a qual está sendo discutida separadamente com representantes de Moscou e Kiev.
Diversas rodadas de conversas entre oficiais americanos e ucranianos, com a participação de Zelensky, terminaram no sábado sem resultados concretos, mas o presidente ucraniano prometeu continuar os esforços para alcançar uma verdadeira paz.
Esses encontros ocorreram após os enviados americanos Steve Witkoff e Jared Kushner, o genro de Trump, terem se reunido com o presidente russo, Vladimir Putin, no Kremlin, onde Moscou rejeitou partes da oferta americana.
O plano dos EUA passou por várias revisões desde seu lançamento no mês passado, enfrentando críticas por ser excessivamente favorável à Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login