Conecte Conosco

Mundo

Trump decidirá em breve sobre envio de armas a Taiwan

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (16) que tomará uma decisão em breve acerca de possíveis novos envios de armamentos para Taiwan. Essa declaração aconteceu após uma advertência de seu homólogo chinês, Xi Jinping, que pediu cautela nesse tema.

“Estou conversando com ele sobre isso. Tivemos um diálogo produtivo e faremos a decisão em breve”, comentou Trump, que planeja visitar a China em abril, em declarações feitas a bordo do Air Force One.

Trump destacou que mantém uma boa relação com o presidente chinês, cujo país reivindica a autonomia da ilha de Taiwan como parte de seu território.

Em uma ligação feita em 4 de fevereiro, Xi Jinping solicitou que Trump trate a venda de armamentos para Taipé com muita cautela.

A questão envolvendo Taiwan é considerada a mais sensível nas relações sino-americanas. A China vê Taiwan como uma província que ainda não foi reunificada ao território principal desde o fim da guerra civil chinesa, em 1949, e não descarta o uso da força para retomar o controle da ilha.

Embora os Estados Unidos não reconheçam oficialmente Taiwan, são os principais fornecedores militares da ilha, apesar de um leve relaxamento nesse apoio durante o governo Trump.

Em dezembro, Washington autorizou a venda de armas no valor de 11 bilhões de dólares para Taiwan. Em resposta, a China respondeu realizando exercícios militares intensos, simulando um bloqueio da ilha.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados