Conecte Conosco

Notícias Recentes

Trump diz que ataques destruíram bases nucleares do Irã

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (19) que os bombardeios americanos contra o programa nuclear do Irã acabaram com as instalações atingidas, mesmo que uma análise recente mostre que parte da infraestrutura ainda funcione.

“As três bases nucleares no Irã foram inteiramente destruídas ou arrasadas”, declarou Trump em sua rede Truth Social. Ele acrescentou que “levando anos para serem recuperadas, seria melhor para o Irã começar tudo do zero, em três lugares diferentes”.

Os ataques, realizados em 22 de junho, atingiram locais essenciais para o programa nuclear iraniano: a instalação de enriquecimento de urânio em Fordo, ao sul de Teerã, além dos centros de Isfahan e Natanz. A ação ocorreu junto com bombardeios israelenses contra objetivos nucleares e militares iranianos.

Os EUA apresentaram essa operação como um golpe final contra o esforço do regime iraniano para criar armas atômicas. Teerã nega tal intenção, afirmando que seu programa é apenas para fins civis.

Apesar das declarações firmes de Trump, a imprensa americana reportou uma avaliação militar mais reservada. Conforme a NBC News, somente uma das três bases foi quase totalmente destruída. As outras duas ainda podem ser reparadas e poderão voltar a enriquecer urânio dentro de alguns meses.

A emissora citou cinco fontes com acesso a dados secretos da Defesa dos EUA, indicando que o dano não foi homogêneo e que, mesmo com os ataques, a capacidade nuclear iraniana não foi completamente eliminada.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados