Mundo
Trump diz que auxílio alimentar só será pago após fim do shutdown
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, dia 4, que os pagamentos do Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP) somente serão retomados quando a paralisação do governo federal terminar. Essa declaração marca uma nova reversão após ele ter indicado no início da semana que parte do benefício seria financiada durante o shutdown.
Em uma publicação na Truth Social, Trump afirmou que os pagamentos do SNAP, que segundo ele aumentaram significativamente durante o governo de Joe Biden, serão liberados apenas quando os democratas de esquerda permitirem a reabertura do governo, o que, para ele, poderia ser feito facilmente, mas não antes disso.
O shutdown federal chegou ao seu 35º dia nesta terça, igualando o recorde histórico de paralisação do governo.
Essa declaração contradiz o anuncio feito na segunda-feira, quando o Departamento de Agricultura informou que utilizaria um fundo emergencial de US$ 4,65 bilhões para cobrir aproximadamente metade dos pagamentos normais do programa neste mês, após decisões judiciais que ordenaram a manutenção do SNAP em funcionamento.
O impasse permanece devido à falta de acordo orçamentário no Congresso, sem previsão de solução até o momento. O SNAP, que beneficia cerca de 42 milhões de americanos e tem custo superior a US$ 8 bilhões por mês, é um dos programas sociais mais impactados pelo shutdown. Mais tarde, a secretária do Trabalho, Lori Chavez-DeRemer, alertou que os auxílios-desemprego também correm risco de suspensão caso o fechamento do governo persista.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login