Mundo
Trump diz que Hamas será eliminado se quebrar a trégua

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (20) que está concedendo ao Hamas “uma breve oportunidade” para respeitar o cessar-fogo com Israel na Faixa de Gaza. Ele alertou que o grupo islâmico palestino será completamente eliminado caso descumpra o acordo.
“Combinamos com o Hamas que eles deveriam agir corretamente. Se isso não acontecer, iremos eliminá-los”, afirmou Trump na Casa Branca.
Ele enviou dois representantes para dialogar com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, após a escalada de violência no último fim de semana colocar em risco o cessar-fogo negociado pelo presidente americano há cerca de duas semanas. Ainda assim, Trump enfatizou que as forças americanas não se envolverão diretamente numa ação contra o Hamas.
Vários países se mostraram dispostos a participar de uma força internacional para estabilizar a Faixa de Gaza. “Israel também interviria rapidamente se eu solicitasse”, salientou o presidente. “Mas, no momento, não pedimos isso. Queremos dar uma chance, e esperamos que a violência diminua.”
Trump ressaltou que o Hamas está enfraquecido, especialmente após fortes ataques sofridos pelo Irã, seu principal aliado, desferidos pelos Estados Unidos e Israel no meio deste ano.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login