Economia
Trump e líder da UE se reúnem para discutir tarifas

O presidente Donald Trump dos Estados Unidos se encontrou neste domingo, 27, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante uma pausa em sua partida de golfe na Escócia para conversar sobre comércio.
Ambas as partes buscam um consenso a respeito das tarifas, já que o prazo da Casa Branca para estabelecer taxas ao bloco europeu se inicia na sexta-feira, dia 1º.
Trump jogou golfe no sábado, 26, em seu campo em Turnberry, localizado na costa sudoeste da Escócia, e espera jogar novamente durante sua estadia de cinco dias.
Na terça-feira, 29, ele estará em Aberdeen, no nordeste escocês, onde sua família possui outro campo de golfe, além de abrir um terceiro no mês que vem. Trump e seu filho Eric devem participar da inauguração do novo campo.
O encontro com von der Leyen será a portas fechadas, e poucas informações foram divulgadas.
Ao sair da Casa Branca na semana passada, Trump afirmou haver “50% de chance, talvez menos” de um acordo com a União Europeia. A tarifa planejada é de 30% sobre o bloco dos 27 Estados-membros.
Mais tarde, Ursula von der Leyen publicou no X que, “Após uma boa conversa por telefone” com Trump, os líderes concordaram em se encontrar na Escócia para discutir as “relações comerciais transatlânticas e como mantê-las fortes”.
Estados Unidos e União Europeia estiveram perto de um acordo no início do mês, mas Trump acabou ameaçando impor a tarifa de 30% sobre o bloco.
Também passam a valer no dia 1º as taxas de 50% sobre produtos brasileiros, o que gera prejuízos significativos para setores como exportações de aeronaves, café e laranja.
Há projeções de impacto de 2,7% no PIB do estado de São Paulo, com possível perda de 120 mil empregos.
Trump declarou recentemente que via 25% de chance de acordo com o Japão, mas na semana passada Washington e Tóquio anunciaram um acordo.
O presidente tem destacado que usará as constantes ameaças de tarifas altas dos EUA para negociar melhores condições e reduzir déficits comerciais com importantes aliados, mas até agora não teve sucesso significativo.
Trump também tem reunião marcada para segunda-feira na Escócia com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, após anunciarem acordo comercial no mês anterior durante cúpula do G7 no Canadá.
Trump afirma que o acordo está finalizado e que tratará de outros temas, embora a Casa Branca tenha indicado que ajustes ainda podem ser necessários.
Se não houver acordo com a União Europeia, o bloco afirmou estar preparado para impor tarifas retaliatórias em centenas de produtos americanos, incluindo carne bovina, cerveja, peças automotivas e aviões Boeing.
Caso Trump avance com sua ameaça, uma série de produtos europeus, como queijos franceses, artigos de couro italianos, eletrônicos alemães e remédios espanhóis, poderão ficar mais caros nos Estados Unidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login