Conecte Conosco

Mundo

Trump é recebido com grande cerimônia real no Reino Unido

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começou sua visita oficial ao Reino Unido nesta quarta-feira (17) com uma recepção grandiosa no Castelo de Windsor, em companhia da família real britânica.

Sob um céu nublado, Trump e sua esposa, Melania, foram recebidos na chegada do helicóptero pelo príncipe e princesa de Gales, William e Kate, além do rei Charles III e da rainha Camilla.

Este primeiro dia do presidente nos territórios britânicos será passado com a família real em Windsor, a menos de 40 km de Londres.

Trump ficará duas noites no castelo, uma das residências oficiais da monarquia, optando por evitar uma manifestação marcada contra ele na capital inglesa.

“Dizem que o Castelo de Windsor é incrível, por isso vai ser ótimo”, afirmou Donald Trump, de 79 anos, antes de partir de Washington.

Durante sua segunda visita oficial ao Reino Unido — a primeira foi em 2019, durante seu mandato anterior — todos os eventos ocorrerão a portas fechadas, longe de grandes multidões, reflexo da sua baixa popularidade no país.

Distante de Londres

No último dia da visita, quinta-feira, ele também não irá para Londres, indo para Chequers, a cerca de 70 km da capital, onde encontrará o líder trabalhista Keir Starmer na residência oficial do primeiro-ministro.

Apesar de sua ausência na capital, manifestantes contrários a Trump se reuniram na terça-feira perto do Castelo de Windsor, exibindo faixas e entoando slogans contra ele.

O grupo “Led by Donkeys” chamou a atenção ao projetar imagens de Trump e do criminoso sexual Jeffrey Epstein em uma torre do castelo, gerando quatro detenções pela polícia local.

A relação de Trump com Epstein tem sido uma sombra sobre sua presidência nas últimas semanas, sendo que sua amizade com o financista terminou antes do escândalo explodir.

O tema também marcou a semana de Starmer, que demitiu seu embaixador em Washington, Peter Mandelson, após revelações dos laços com Epstein.

Cerimônia Real e Segurança

Enquanto negociações políticas e econômicas o esperam com Starmer, nesta quarta-feira Trump desfrutará de uma recepção cheia de hospitalidade e pompa real.

Cercado por uma segurança rigorosa, participará de uma cerimônia militar grandiosa, com presença de 1.300 militares britânicos.

Fontes apontam que o rei, com 76 anos e ainda em tratamento contra câncer, não estava muito entusiasmado com a segunda visita do presidente republicano, que antes foi recebido pela rainha Elizabeth II em 2019.

Por outro lado, o governo do Partido Trabalhista quer usar o interesse de Trump pela família real para fortalecer a tradicional “relação especial” entre Reino Unido e Estados Unidos.

Trump declarou sua admiração pelo monarca britânico ao chegar a Londres.

Elogios ao Rei Charles III

Charles é meu amigo de longa data. Ele é respeitado e amado por todos”, disse Trump ao pousar de helicóptero na Winfield House, residência do embaixador americano em Londres, onde passou a noite.

Após uma salva real anunciada pelo castelo e pela Torre de Londres, Trump e Melania, acompanhados por Charles, Camilla, William e Kate, participarão de uma procissão de carruagens dentro dos terrenos do Castelo de Windsor, longe de grandes aglomerações e dos protestos na cidade.

Após o almoço privado com os casais reais, Donald e Melania Trump prestarão homenagem à falecida rainha Elizabeth II, depositando flores em seu túmulo na Capela de São Jorge.

Um desfile aéreo composto por caças britânicos e americanos, acompanhado pela equipe acrobática Red Arrows, precederá um banquete real com cerca de 150 convidados, encerrando assim um dia marcado por tradições e pompa.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados