Mundo
Trump elogia inglês do presidente da Libéria durante encontro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, protagonizou uma situação constrangedora durante um almoço com líderes e representantes africanos na Casa Branca, na última quarta-feira. No evento, o mandatário elogiou a fluência em inglês do presidente da Libéria, Joseph Boakai.
“Que inglês excelente! Onde você aprendeu a falar assim? Foi na Libéria?” — comentou o republicano — “Algumas pessoas aqui presentes não falam tão bem quanto você.”
A Libéria tem uma história singular entre os países africanos, sendo um dos dois únicos da África Subsaariana, junto com a Etiópia, que não sofreram colonização europeia. O país foi fundado e colonizado por ex-escravizados americanos libertados, com o apoio da American Colonization Society, uma entidade privada, entre 1821 e 1822. Isso ocorreu com o objetivo de proporcionar maior liberdade e igualdade a esses ex-escravizados em um novo território.
Além dos libertos americanos, ex-escravizados de outras regiões também foram enviados para a Libéria ao invés de serem retornados a seus locais de origem.
Os colonizadores formaram uma elite dominante na sociedade liberiana e, em 1847, estabeleceram a República da Libéria, um governo baseado no modelo americano, com a criação da capital Monróvia, em homenagem a James Monroe, o quinto presidente dos Estados Unidos e um importante defensor da colonização.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login