Mundo
Trump elogia presidente hondurenho após encontro nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou admiração pelo presidente de Honduras, Nasry Asfura, a quem apoiou durante sua campanha eleitoral, em uma reunião realizada em seu resort Mar-a-Lago no último sábado (7).
Nasry Asfura, empresário conservador e ex-prefeito da capital Tegucigalpa, foi empossado recentemente depois de vencer as eleições de novembro com o respaldo de Trump.
Donald Trump havia ameaçado suspender a ajuda financeira ao país mais pobre da América Central caso seu aliado não fosse eleito.
Em sua plataforma Truth Social, Trump declarou: “Tive um encontro muito importante com meu amigo, presidente de Honduras, Nasry ‘Tito’ Asfura. Após eu ter dado meu firme apoio, ele conquistou a vitória! Tito e eu compartilhamos muitos valores do ‘Estados Unidos Primeiro’. Mantemos uma colaboração próxima em temas de segurança.”
De acordo com o líder americano, questões como investimentos e comércio bilateral foram temas centrais do diálogo.
Espera-se que Asfura preste declarações à imprensa sobre o encontro no domingo.
A Presidência de Honduras divulgou uma imagem dos dois líderes sorridentes, levantando o polegar.
Em 12 de janeiro, Asfura também teve uma reunião com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, após os dois países anunciarem planos para um acordo de livre comércio.
A eleição de Asfura representa para Trump mais um aliado na América Latina, em meio a uma onda na qual candidatos conservadores substituíram governos de esquerda no Chile, Bolívia, Peru e Argentina.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login