Mundo
Trump encontra líderes do Canadá e México para discutir cooperação
O presidente Donald Trump se reuniu na última sexta-feira (5) com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, conforme comunicado por uma porta-voz do governo canadense.
Mais cedo, os três líderes participaram em Washington do sorteio da Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.
“Temos mantido uma colaboração próxima com esses dois países, nossa coordenação e amizade têm sido excelentes”, afirmou o presidente americano sobre o evento esportivo.
Trump, Carney e Sheinbaum participaram de um sorteio simbólico em que cada um retirou o nome do seu respectivo país.
Canadá e México, parceiros dos Estados Unidos no acordo comercial T-MEC da América do Norte, enfrentam desafios com a atual onda protecionista global iniciada pelo presidente americano.
Os dois vizinhos precisam renegociar as condições mais vantajosas possíveis dentro desse acordo comercial.
Para o Canadá, a prioridade é retomar o diálogo após uma campanha publicitária que protestava contra o aumento de tarifas, o que irritou Trump.
O Canadá é o segundo principal parceiro comercial dos Estados Unidos e um fornecedor importante de aço e alumínio para indústrias americanas, especialmente no setor automotivo.
Quanto ao México, enfrenta dificuldades econômicas em 2025, provocadas pelas incertezas em relação à política comercial dos Estados Unidos, principal destino de mais de 80% das exportações mexicanas.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login