Mundo
Trump envia representante a Gaza para ajudar na paz

Steve Witkoff, representante do presidente Donald Trump, visitou a Faixa de Gaza neste sábado (11) como parte dos preparativos após o conflito. Enquanto isso, a polícia do Hamas voltou a operar nas ruas e muitos palestinos estão retornando após a saída das tropas israelenses.
“Acabei de voltar de uma visita dentro de Gaza para informar o progresso que estamos fazendo”, declarou a partir de um centro de coordenação civil e militar liderado pelos EUA em Israel, criado para ajudar na estabilidade depois da guerra.
Dentro do acordo de cessar-fogo, os palestinos aguardam um aumento na ajuda humanitária, enquanto Israel se prepara para liberar cerca de 20 reféns mantidos pelo Hamas. Essas ações estão previstas para os próximos dias, resultado de um acordo feito pelo presidente Trump junto a países árabes e muçulmanos.
Além disso, o almirante Brad Cooper, comandante principal dos EUA na área, também entrou em Gaza, conforme informado por fontes norte-americanas. Quase 200 soldados americanos devem chegar a Israel até domingo para reforçar o centro que supervisiona o cessar-fogo e organiza ajuda humanitária, assistência logística e segurança para Gaza. As tropas incluem especialistas em transporte, engenharia, segurança e planejamento.
Na sexta-feira, as Nações Unidas informaram que cerca de 180 mil palestinos começaram a voltar para suas casas nas áreas de onde foram deslocados.
Neste sábado, imagens mostraram a polícia do Hamas nas ruas de Gaza. No dia anterior, o grupo declarou planos para reforçar suas forças de segurança interna e reafirmar seu controle. Essa retomada das forças de segurança do Hamas pode dificultar o acordo, que exige que o grupo desista do comando governamental e militar e se desmilitarize.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login