Notícias Recentes
Trump escolhe E.J. Antoni para liderar estatísticas de emprego dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em sua plataforma Truth Social na noite desta segunda-feira (11) a nomeação do economista de destaque, E.J. Antoni, como o novo chefe do Departamento de Estatísticas do Trabalho.
Em sua mensagem, Trump afirmou: “Estou honrado em nomear o respeitado economista, Dr. E.J. Antoni, como o próximo Comissário do Departamento de Estatísticas do Trabalho. Nossa economia está crescendo, e E.J. irá garantir que os dados publicados sejam confiáveis e precisos. Tenho certeza de que fará um trabalho excepcional nesta função. Parabéns, E.J.!”
E.J. Antoni assume a posição deixada por Erika McEntarfer, que havia sido nomeada em 2024 pelo ex-presidente Joe Biden. O mandato dos comissários dura quatro anos, frequentemente ultrapassando os mandatos presidenciais.
No início do mês, após um relatório mostrar um crescimento fraco do emprego em julho e grandes revisões para baixo nas contratações dos meses anteriores, Trump determinou a saída de Erika McEntarfer.
O presidente caracterizou a ex-comissária como uma indicada de Biden que apresentava dados de emprego alterados, supostamente para prejudicá-lo politicamente, e prometeu substituí-la por alguém mais capaz e qualificado.
A demissão de Erika McEntarfer causou críticas de economistas, ex-funcionários e entidades técnicas, que veem a medida como um ataque incomum à integridade dos dados econômicos dos EUA, podendo afetar a confiança dos mercados e agentes econômicos nos indicadores oficiais da maior economia mundial.
O relatório de julho indicou uma desaceleração na geração de empregos, com a criação de 73 mil vagas, além de revisões desfavoráveis para os dois meses anteriores, resultando em uma redução total de aproximadamente 250 mil postos de trabalho.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login