Mundo
Trump está pronto para disputa judicial com diretora do Fed Lisa Cook

O presidente Donald Trump declarou estar preparado para enfrentar uma batalha legal contra a diretora do Federal Reserve, Lisa Cook, depois de ter tomado medidas para removê-la do cargo, acusando-a de falsificar documentos relacionados a hipotecas.
“Com certeza, sempre”, disse Trump durante uma reunião do gabinete na Casa Branca, nesta terça-feira. “Parece que ela cometeu uma infração, e ela não poderia ter cometido essa infração — principalmente porque é responsável pelas hipotecas.”
Anteriormente, o advogado da Cook anunciou que pretende apresentar uma ação judicial contra a tentativa do presidente de afastá-la por justa causa do Conselho de Governadores do Fed.
Trump expressou novamente sua preocupação com as alegações de que Cook teria informado, em dois pedidos diferentes de hipoteca, que uma mesma residência era seu domicílio principal. Ele também mencionou que já possui candidatos “muito competentes” para substituir a diretora.
“Em breve teremos maioria, o que será ótimo, e o setor habitacional terá uma boa reação”, afirmou Trump.
Ele citou a possibilidade de transferir Stephen Miran, presidente do Conselho de Assessores Econômicos, para o cargo de Cook. Miran foi indicado para uma vaga até janeiro, enquanto o mandato de Cook vai até 2038.
“Vamos aguardar o desenrolar dos fatos. Temos um homem muito bom na posição atual, poderemos movê-lo para o mandato mais longo e escolher outra pessoa para a vaga. Estamos satisfeitos com quem colocamos no cargo”, declarou o presidente aos repórteres.
As manifestações de Trump indicam que ele não pretende recuar nessa disputa, que tem gerado críticas sobre uma possível ameaça à autonomia do banco central, um pilar dos mercados americanos e essencial para as classificações de crédito do país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login