Notícias Recentes
Trump, Hugo Motta e Tarcísio são alvos de protestos em São Paulo

O protesto organizado por movimentos sociais, sindicatos e grupos de esquerda, realizado nesta quinta-feira (10/7) na Avenida Paulista, no centro de São Paulo, destacou críticas à tarifa imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as exportações brasileiras, além de reivindicar o aumento de impostos para os mais ricos da população.
Centrais organizadoras como as frentes Povo Sem Medo, Brasil Popular e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) convocaram a manifestação para apoiar a tributação de bilionários, bancos e do grupo conhecido como BBB. A mobilização teve como figura central o deputado federal Guilherme Boulos (PSol), que tem promovido o evento nas redes sociais e espera ser chamado pelo presidente Lula para assumir a Secretaria-Geral da Presidência.
Além de Boulos, estiveram presentes parlamentares de esquerda como o deputado federal Rui Falcão, ex-candidato à presidência do PT.
Também foi alvo da manifestação o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele tem sido alvo de críticas por parte dos petistas devido à crise provocada pelo aumento tarifário promovido por Trump. O governador paulista endossou recentemente uma publicação do presidente norte-americano em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que responde a processos no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado. Donald Trump usou esse argumento para justificar as tarifas contra o Brasil.
Pautas dos manifestantes
Durante o ato, os manifestantes entoavam gritos como “Cala a boca, Tarcísio” e também chamavam o governador de “vira-lata”.
Além da cobrança de impostos para os muito ricos, as reivindicações incluíam o fim da escala 6×1 e a isenção do imposto de renda para pessoas com renda mensal de até R$ 5 mil, uma proposta que está em análise na Câmara dos Deputados e faz parte do governo de Lula.
A manifestação iniciou às 18h em frente ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), ocupando duas faixas da Avenida Paulista. Organizadores no trio elétrico estimaram a presença de aproximadamente 20 mil participantes.
Na quinta-feira anterior (3/7), grupos como Povo Sem Medo e MTST já haviam realizado uma ocupação da sede do banco Itaú BBA na avenida Faria Lima, em São Paulo, protestando contra a cobrança de impostos para bilionários, bancos e empresas de apostas. Na ocasião, faixas com mensagens como “O povo não deve arcar com essa conta”, “Chega de privilégios” e “Tributação justa para os muito ricos” foram exibidas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login