Conecte Conosco

Mundo

Trump informa Congresso sobre conflito armado dos EUA contra cartéis

Publicado

em

Os Estados Unidos estão atualmente envolvidos em um conflito armado contra os cartéis responsáveis pelo tráfico de drogas, conforme comunicado pelo presidente Donald Trump em uma carta oficial enviada ao Congresso através do Pentágono. Essa justificativa visa respaldar legalmente as recentes ações militares dos EUA na região costeira da Venezuela.

A correspondência, obtida por uma fonte parlamentar anônima e divulgada pela AFP, veio após o envio de vários navios de guerra ao mar do Caribe no final de agosto, culminando na destruição de quatro embarcações consideradas pertencentes a traficantes de drogas. O confronto resultou na morte de pelo menos 17 pessoas.

A Constituição dos Estados Unidos atribui ao Congresso a única autoridade para declarar guerra. Essa comunicação oficial busca fundamentar juridicamente as operações conduzidas na área do Caribe.

De acordo com o documento do Pentágono, os cartéis de drogas têm se tornado mais armados, organizados e violentos, causando a morte ilegal e direta de dezenas de milhares de cidadãos americanos anualmente. Em resposta a essas agressões contínuas, o Presidente definiu que os Estados Unidos enfrentam um conflito armado não internacional contra essas organizações identificadas como terroristas.

Donald Trump ordenou ao Ministério da Defesa que realize operações contra essas organizações conforme as leis que regem os conflitos armados. O Pentágono finaliza agradecendo o suporte do Congresso em relação a essas medidas.

O governo de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, é acusado por Washington de liderar uma ampla rede de tráfico de drogas direcionada aos Estados Unidos, acusações que Caracas rejeita veementemente. Como resposta à ameaça militar percebida, a Venezuela mobilizou reservas militares, milícias e realizou exercícios de treinamento.

Recentemente, o ministro da Defesa venezuelano denunciou que cinco aviões de combate americanos sobrevoaram próximo à costa venezuelana, intensificando as tensões entre os dois países.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados