Mundo
Trump inicia ação contra imigrantes criminosos em Nova Orleans
O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos lançou nesta quarta-feira (3) uma operação focada em imigrantes que estão no país de forma irregular e possuem antecedentes criminais em Nova Orleans. A iniciativa surge após críticas às autoridades locais democratas pela falta de cooperação.
O presidente Donald Trump reafirmou na terça-feira sua intenção de enviar militares da Guarda Nacional para Nova Orleans, mesma medida tomada desde junho em cidades como Los Angeles, Washington e Memphis, indo contra a vontade dos governos locais democratas.
Trump enxerga o envio desses militares como uma medida essencial para combater a criminalidade e fortalecer o trabalho da agência federal de imigração (ICE).
O presidente também relatou ter recebido um pedido de apoio do governador republicano da Louisiana, Jeff Landry.
Em comunicado, o Departamento de Segurança Nacional explicou que a operação é direcionada a imigrantes que estão em situação irregular e possuem antecedentes criminais, especialmente aqueles que permanecem livres devido às políticas de santuário adotadas pelas autoridades democratas de Nova Orleans.
Essas políticas, comuns em diversos estados e cidades governados por democratas, limitam a colaboração entre as forças policiais locais e as autoridades federais de imigração, buscando proteger imigrantes irregulares de possíveis deportações.
Durante a manhã, um fotógrafo da AFP registrou várias detenções realizadas pela operação.
Donald Trump vem tratando o combate à imigração ilegal como prioridade máxima, denunciando uma suposta invasão de imigrantes criminosos vindos do exterior e divulgando amplamente as ações de deportação.
Seu governo vincula frequentemente a criminalidade à imigração clandestina e afirma concentrar esforços nos casos dos imigrantes mais perigosos.
No entanto, dados não oficiais do ICE obtidos por especialistas do Instituto Cato, que tem uma linha liberal, indicam que apenas 5% das pessoas detidas pela polícia migratória desde o início do ano fiscal, em outubro, foram condenadas por crimes violentos, enquanto cerca de 70% não possuem condenações criminais.
O Departamento de Segurança Nacional rejeita esses dados, afirmando que 70% das detenções do ICE envolvem estrangeiros em situação irregular acusados ou condenados por crimes nos Estados Unidos.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login