Mundo
Trump lamenta ataque israelense a Hamas no Catar

O presidente americano Donald Trump expressou profundo pesar pelo ataque realizado por Israel contra a liderança do Hamas no Catar, um país aliado dos Estados Unidos, conforme declarado pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.
Logo após o ocorrido, os EUA comunicaram o Catar sobre a operação militar que atingiu a residência dos principais dirigentes do Hamas em Doha, segundo relato de Leavitt.
De acordo com a porta-voz, bombardear unilateralmente o Catar, uma nação soberana e parceira próxima dos EUA que se dedica com determinação e coragem à busca pela paz, não está alinhado com os interesses nem de Israel nem dos Estados Unidos.
Trump considerou que o ataque deixa uma impressão negativa, mas reforçou que eliminar o Hamas é um propósito digno de apoio.
Ela acrescentou que o presidente acredita que esse incidente desagradável possa representar uma chance para a paz.
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, afirmou em Jerusalém que o conflito em Gaza poderia terminar imediatamente caso o Hamas aceitasse a proposta de trégua apresentada por Trump.
O ataque aéreo israelense ocorreu um dia após um atentado em Jerusalém, reivindicado pelo Hamas, que resultou na morte de seis pessoas.
Leavitt optou por não comentar se Israel informou os EUA sobre o ataque ou se a informação foi obtida por outros meios.
Após o ataque, condenado firmemente pelo Catar e outras nações árabes, Trump manteve contato telefônico tanto com o emir do Catar, Tamim ben Hamad Al Thani, quanto com Netanyahu.
O presidente garantiu ao Catar que incidentes semelhantes não ocorrerão novamente em seu território.
Os Estados Unidos têm uma base militar em Doha. A embaixada americana recomendou aos cidadãos que residem no país que permaneçam em áreas seguras após o ataque israelense.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login