Mundo
Trump lamenta prisão de Bolsonaro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (22) que é lamentável a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A fala ocorreu durante uma entrevista coletiva com jornalistas. Quando questionado por um repórter, Trump disse não estar ciente do ocorrido e afirmou: “Isso aconteceu? É realmente lamentável”.
Durante a conversa, Trump mostrou-se inicialmente confuso com a pergunta, que foi repetida pelo jornalista. Perguntado novamente sobre a prisão do ex-presidente, ele mencionou que na noite anterior havia falado com a pessoa ao qual o repórter se referia e que a encontraria em breve. Não ficou claro se o presidente americano confundiu a pergunta com relação ao presidente Lula.
Em um encontro com Lula em outubro, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), realizada em Kuala Lumpur, Malásia, Trump já havia elogiado Bolsonaro, dizendo que sempre gostou dele.
“Sinto muito pelo que aconteceu com ele. Sempre achei que ele era franco, mas enfrentou muitos desafios”, declarou Trump.
Na última quinta-feira, a decisão de Donald Trump de eliminar uma tarifa adicional de 40% sobre produtos agrícolas brasileiros gerou uma disputa entre o governo federal e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que reside nos Estados Unidos e atuou em favor de sanções contra o Brasil e seus representantes.
O governo brasileiro atribui a retirada dessas tarifas, que afetavam principalmente produtos como café e carne exportados para os EUA, aos esforços diplomáticos do presidente Lula. Por sua vez, Eduardo Bolsonaro minimizou a influência do Itamaraty, afirmando que a decisão foi motivada por fatores internos americanos.
O decreto assinado por Trump cita os avanços nas negociações com Lula na Malásia, em outubro, na justificativa para a retirada das tarifas, sem mencionar o ex-presidente Bolsonaro. Para o governo brasileiro, a referência expressa ao presidente Lula representa uma conquista.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, avaliou a situação como uma vitória do governo federal.
— Lula soube dialogar com responsabilidade e firmeza com Donald Trump, demonstrando verdadeira liderança. Esta é uma vitória para o Brasil e uma grande derrota para os que traíram o país, como Jair e Eduardo Bolsonaro, além daqueles que celebraram as tarifas contra o país, como o governador Tarcísio de Freitas e outros — disse a ministra em suas redes sociais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login