Mundo
Trump limita financiamento federal a Harvard

O governo do Donald Trump anunciou nesta sexta-feira (19) novas medidas que restringem o acesso de Harvard a recursos federais, intensificando sua ação rigorosa contra a renomada universidade americana.
Desde seu retorno à presidência em janeiro, Trump tem criticado a instituição, alegando que ela incentiva a ideologia ‘woke’, termo usado pejorativamente pela direita para se referir a políticas de diversidade.
O Departamento de Educação anunciou que Harvard foi colocada sob um status chamado de ‘monitoramento elevado de caixa (HCM)’, pela preocupação com a estabilidade financeira da universidade.
Essa mudança obriga Harvard a usar seus próprios fundos para adiantar os auxílios financeiros prometidos aos estudantes pelo governo federal, com o reembolso posterior a ser solicitado.
“Os estudantes continuarão a ter acesso ao financiamento federal, mas Harvard precisará custear inicialmente esses pagamentos para garantir a responsabilidade no uso dos recursos públicos”, explicou o Departamento.
Além disso, autoridades federais solicitaram que Harvard forneça uma garantia financeira de 36 milhões de dólares para cobrir eventuais responsabilidades e assegurar o cumprimento das obrigações.
Essa decisão veio após a universidade obter uma vitória judicial contra o governo Trump, que havia bloqueado fundos de 2,6 bilhões de dólares desde setembro.
Membros do governo também acusam Harvard e outras instituições de não protegerem adequadamente estudantes judeus durante manifestações pró-palestinas, o que foi negado por Harvard, que afirma que as medidas visam controlar as contratações, admissões e o currículo universitário.
Harvard não se pronunciou diretamente sobre as novas limitações ao financiamento federal, mas informou que já começou a recuperar parte dos recursos anteriormente congelados.
“Estamos contentes com a liberação inicial de 46 milhões de dólares em fundos de pesquisa do Departamento de Saúde e Serviços Humanos e esperamos que o financiamento de todas as agências federais seja restabelecido em breve”, afirmou a universidade.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login